Consultas

A amamentação é a norma biológica para alimentar os bebés, logo é a opção mais saudável e o melhor início que se pode dar a um recém-nascido podendo-se ainda tornar numa das experiências mais gratificantes na vida de uma mãe.

É possível que algumas mulheres passem por alguns desafios no princípio da amamentação. Para além de todas as transformações que chegam em catadupa com o nascimento do bebé e de todas as alterações hormonais e físicas é frequente ouvirmos algumas queixas de mães no início do processo de amamentação. Entre as queixas mais frequentes estão a dor ao amamentar, o medo de não ter leite suficiente, ingurgitamento, falta de apoio familiar, informação contraditória sobre a amamentação, entre outras. E é precisamente nesta altura que se torna fundamental procurar um apoio especializado na amamentação. 

Além das situações mais habituais por que qualquer mãe eventualmente possa passar, mastites, regresso ao trabalho, introdução alimentar, apoio ao desmame, etc., a Consultora de Lactação está também habilitada a prestar apoio em situações especiais tais como: amamentação de gémeos, prematuridade, bebés com fenda labial e/ou palatina, mães adotivas que queiram amamentar, casais em processo de adoção, entre outras situações. 

Se o seu caso se enquadra num dos cenários acima e precisa de apoio à amamentação entre em contacto comigo ou envie-me um e-mail.

O que são Consultas de Amamentação?

Tendo em conta que a amamentação é uma dinâmica entre mãe e bebé e leva em linha de conta não só questões do bebé como questões maternas há que haver um olhar profissional que leve que englobe as questões maternas, do bebé e da dinâmica da amamentação. É nas consultas de amamentação que essa visão global é possível.

As consultas de amamentação visam dar apoio presencial, sempre que possível e personalizado a todas as mães no decurso da amamentação, dando resposta a todas as dúvidas, desafios e eventuais dificuldades que possam surgir. A maioria dos casos de mães que procuram ajuda deve-se a dor no decurso da amamentação ou a questões relacionadas com o aumento de peso do bebé. Estas situações são avaliadas nas consultas de amamentação, onde o bebé será observado a mamar e onde serão feitas as intervenções necessárias adaptadas a cada situação.

No decorrer do processo, e porque bebé e mãe podem precisar de ser guiados no sentido de ajudar a estabelecer a amamentação, é fundamental um acompanhamento de perto por isso pode ser necessário mais do que uma consulta.

Se está com dúvidas quanto à pega do seu bebé veja este vídeo que mostra o exemplo de um recém-nascido a mamar muito bem (a beber leite de forma eficiente).

Como funcionam as Consultas de Amamentação?

Consultas presenciais

As consultas de amamentação funcionam por marcação e compreendem a deslocação à casa da mãe numa ou numa série de visitas com a duração média da primeira consulta de 1h30. Durante esta visita a mãe colocará a Consultora a par da situação e esta observará o bebé a mamar para identificar o problema em questão. A partir daí a Consultora fará o acompanhamento necessário para o solucionar sendo que que poderá ou não haver necessidade de uma ou mais visitas futuras. Como em tudo, cada caso é um caso e cada bebé é um bebé.

Consultas online

Sempre que as consultas presenciais não sejam possíveis por qualquer motivo, é possível fazer consultas online, por videochamada, através de plataformas como WhatsApp, Skype ou Zoom. Mães que de outra forma não teriam a possibilidade de apoio, muitas vezes por questões geográficas, podem desta forma obter ajuda e orientações necessárias para uma experiência mais plena, confiante e gratificante.

Consultas pré-natal

É importante saber o que esperar e saber como agir, manter a calma e a confiança. É importante ter informação para se poderem fazer escolhas informadas. Preparar a amamentação ainda durante a gravidez ajuda neste processo. Muitos dos desafios da amamentação ocorrem nos primeiros momentos ou nos primeiros dias após o nascimento do bebé. Sabemos que se conseguirmos evitar eventuais desafios será mais fácil do que termos de os resolver posteriormente. As consultas são personalizadas e têm em conta a história de cada grávida, as suas expectativas, medos, anseios e as suas experiências anteriores de amamentação, quando as há.  É dada informação importante sobre a amamentação, sobre o que esperar do bebé e como apoiá-lo para que ele consiga mamar. Fala-se das dificuldades que podem surgir nos primeiros dias de vida e de como as contornar e saber quais os sinais de alerta que indicam que é a altura de procurar ajuda, caso surjam.

Foto: Débora Lino

Add A Comment