Vídeo | Adaptar um bebé à mama

Uma boa adaptação do bebé à mama irá ajudar o bebé a receber mais leite e torna a amamentação mais confortável. Este vídeo mostra porque é que uma boa adaptação do bebé mama é tão importante para o sucesso da amamentação e o que é que a mãe pode fazer para que o bebé faça uma pega profunda na sua mama.

A amamentação é natural, mas também é uma competência que requer tempo e prática para aprender.

Quais os passos necessários para conseguir uma pega profunda?

  1. Amamentar logo após o parto com o bebé posicionado em cima do corpo da mãe, permitindo que a seu tempo o bebé, com os seus reflexos e instintos, alcance a mama e consiga abocanhar a mama por ele próprio. Muitas mães referem que manter esta posição natural mantendo durante os primeiros dias ou semanas facilita a que o bebé consiga fazer uma pega mais profunda.
  2.  Comece com um bebé calmo. Alimente o bebé quando começa a mostrar os primeiros sinais de que tem fome. Alimente o bebé antes que comece a chorar. 
  3. Segure o bebé de forma firme de maneira que ele se sinta seguro e consiga comer melhor. Traga o bebé junto a si, de frente para o seu corpo e a tocá-lo. O pescoço do bebé deve estar alinhado com a arelha, o ombro e a anca. Isso facilita a que o bebé consiga engolir.
  4. Tente posicionar o queixo do bebé de forma a que toque na parte de baixo da aréola. Isso fará com que o bebé faça extensão no pescoço, permitindo que consiga abrir bem a boca. Nessa altura traga o bebé firme, gentil e rapidamente em direção à mama. Assim conseguirá uma pega mais profunda.
  5. A mão da mãe deve apoiar os ombros, na base do pescoço, dando-lhe suporte, mas permitindo que o bebé movimente o pescoço livremente.
  6. Se necessitar de apoiar a mama certifique-se que os seus dedos estão afastados da base da aréola e do mamilo para que o bebé tenha espaço para fazer uma pega profunda.

Nota: Não é o mamilo tocar no nariz ou no lábio superior do bebé que o faz abrir a boca bem aberta. Isso é conseguido quando o queixo toca na mama. O reflexo de abertura máxima da boca é despoletado por o queixo tocar na mama.

Nota: Estes vídeos não substituem o apoio presencial quando necessário.