Serviços de doula e acompanhamento no parto

Serviços de doula e acompanhamento no parto

dou·la
(inglês doula, do grego doúle, mulher escrava, serva)
Mulher que dá apoio e informação a outra mulher durante a gravidez, no parto e após o parto

“doula”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Actualmente uma Doula é uma pessoa que teve formação específica para acompanhar mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. A Doula tem uma visão positiva de todos estes momentos e compreende a fisiologia do nascimento e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto, por isso está apta a dar sugestões que facilitem o trabalho de parto, a ajudar com estratégias de relaxamento e com medidas que aumentem o conforto físico. Uma Doula não substitui o pai, não faz diagnósticos nem pratica actos médicos.

Porquê procurar uma Doula?

Vários estudos têm demonstrado que a presença de uma mulher que acompanha a parturiente durante o parto, Doula, diminui o tempo médio de trabalho de parto, desde a admissão até ao nascimento e diminui a necessidade de intervenções médicas durante o mesmo. Estes estudos também indicam que a presença de uma Doula ajuda a mulher a estar mais alerta e participativa após o parto, começando desde logo a interagir com o bebé e promovendo assim um melhor começo com a amamentação. Além de dar segurança às mulheres no momento do parto a Doula proporciona o afecto, a parceria, a feminilidade, o calor, a alegria e a sensação de aconchego que outrora recebiam nos seus lares. A presença da Doula é importante não só para a mulher como também para o seu companheiro e todas as pessoas que com eles estão envolvidos neste processo.

Como funcionam os serviços de Doula?

O acompanhamento da Doula pode ser feito nas 3 fases (pré-parto, parto e pós-parto) ou apenas numa delas. Ficará ao critério da grávida escolher o tipo de acompanhamento pretendido consoante os seus objectivos.

Quais as vantagens de ter uma Doula?

Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the mother“ um estudo onde apontaram os resultados globais da presença da Doula no trabalho de parto e parto. Os resultados foram:

· Redução de 50% nos índices de cesariana
· Redução de 25% na duração do trabalho de parto
· Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
· Redução de 30% no uso de analgesia peridural
· Redução de 40% no uso de ocitocina
· Redução de 40% no uso de fórceps

Outros estudos também mostram claramente que a presença da Doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebé, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto. Entre eles contam-se:

· Aumento no sucesso da amamentação
· Interação satisfatória entre mãe e bebê
· Satisfação com a experiência do parto
· Redução da incidência de depressão pós-parto
· Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima

As revisões da literatura científica elaboradas pelo grupo científico da Cochrane Collaboration’s Pregnancy and childbirth Group inclui e valida diversos estudos abrangendo uma grande diversidade cultural, económica e com diferentes formas de assistência. Confirma claramente que a presença da Doula no suporte intra-parto contribui para uma melhoria nos resultados obstétricos, diminui as taxas das diversas intervenções e promove a saúde psico-afectiva da mãe e do vínculo mãe-bebé.

O mesmo grupo, na sua revisão publicada em 1998 declarou: “Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio intra-parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especificamente formados para o efeito. Este apoio deve incluir uma presença constante, o fornecimento de conforto e encorajamento”. Atualmente a actuação da Doula é reconhecida e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

Serviços de doula e sessões de acompanhamento

O acompanhamento de Doula é um acompanhamento individual de acordo com as necessidades e desejos da grávida/casal. Podendo ser um apoio só na gravidez, gravidez e parto ou na gravidez, parto e pós-parto.

“Se as doulas fossem um medicamento, seria anti-ético não utilizá-las.”
John Kennell, pediatra norte-americano

Se pretende mais informação sobre os serviços de Doula envie-me um e-mail ou entre em contacto comigo.

Leia aqui alguns testemunhos de grávidas que acompanhei enquanto Doula.

Foto: Bárbara Araújo